domingo, 3 de fevereiro de 2013 | |

O poder das palavras - uma reflexão

Estive, no fim de semana, pensando sobre o poder das palavras, refletindo sobre coisas que falei e me falaram, palavras que causaram mudanças – algumas sutis, outras complexas – em minha vida nos últimos tempos.

Curiosamente, neste domingo (3/2), ouvi uma espécie de “palestra” justamente sobre a força das palavras. O “palestrante” perguntou algo do tipo: “que palavras estão na sua mente ultimamente? Construtivas ou destrutivas?”.

A palavra tem poder, minha mãe sempre disse.

Em 2012, por exemplo, bastaram cinco palavras que eu ouvi para mudar toda a história de uma vida – ou de duas. Apenas cinco palavras.

Na mesma ocasião, eu proferi um fatídico “nunca”. Nunca diga nunca se não estiver certo do que está dizendo.

Na última semana, um amigo me alertou: “Não diga nada que você possa se arrepender depois”. Sábias palavras...

Foi o que me pôs a pensar no assunto.

Arrependo-me de algumas palavras que proferi. Elas soaram como sentenças para a vida de algumas pessoas.

Ao mesmo tempo, constato – com certa tristeza – que tais palavras mostraram-se reais.

Hoje, talvez, eu não as repetisse. Sei que as pronunciei sob efeito da emoção, num instinto de reação. O fato é que falei.

Também refleti a respeito de palavras que me falaram, algumas em tom positivo e outras que tiveram a capacidade de destruir – sonhos, projetos e amizades.

A palavra é poderosa!

E você, já pensou em como tem usado suas palavras?

Busque refletir mais antes de falar. Porque uma vez disparadas, as palavras são como flechas. Não voltam. Fatalmente, acertarão um alvo – ainda que não seja aquele no qual miramos (eis aí um perigo).

Algumas palavras, como aquelas cinco que ouvi, mudam trajetórias. Por isso, lembre-se: palavras são vibrações sonoras. Ficam ressoando por aí...

0 comentários: