terça-feira, 22 de janeiro de 2013 | |

Paixões reunidas (e não me refiro ao time)

Leitura, esporte e história são algumas paixões da minha vida. Quando é possível unir as três num único momento, num mesmo objeto, tem-se algo especial. É assim que defino a recém-concluída leitura de "1942 - O Palestra vai à guerra", do jornalista Celso de Campos Jr., com brilhante trabalho visual de Gustavo Piqueira.

A obra trata de um momento histórico para o então Palestra e depois Palmeiras: justamente quando se deu a mudança do nome do clube. Era também um momento histórico para o Brasil, que vivia a ditadura de Getúlio Vargas e as pressões para ingressar na Segunda Guerra Mundial, que fazia a Europa sangrar.

O "book-trailer" a seguir dá uma ideia do momento crucial em que a história do mundo, do Brasil e do Palmeiras se cruzaram na São Paulo dos anos 1940, uma cidade que fervilhava com sua transformação urbana e respirava futebol, talvez a principal atividade de lazer na época:



Deixando paixões de lado, é preciso reconhecer um fato: o Palmeiras de hoje está uma draga (aliás, não só hoje, já há alguns anos, infelizmente), mas qualquer palmeirense tem motivos mais do que suficientes para se orgulhar da história do clube. 

Não sei se algumas outras agremiações podem dizer o mesmo. Ainda que brilhem nos gramados de hoje, o passado tem manchas que o tempo não apaga.

Recomendo o livro para todos que amam leitura, esporte ou história. Se gostar dos três, corra para a livraria!

0 comentários: