terça-feira, 25 de dezembro de 2012 | |

As fazendas históricas de São Paulo

"A história de casarões, terreiros de café, tulhas e moinhos de fazendas centenárias do Estado de São Paulo não ficará mais apenas na memória dos descendentes das famílias proprietárias.

Um levantamento inédito começou a catalogar esse patrimônio, tanto os bens materiais quanto os imateriais - caso das receitas culinárias."

Estes são os dois primeiros parágrafos da reportagem "Inventário 'ressuscita' legado de fazendas", assinada por Andressa Taffarel e publicada no caderno Cotidiano da "Folha de S. Paulo" do último domingo (23/12).   

Limeira é um dos polos de fazendas históricas no estado. A pesquisa mencionada na reportagem passou por pelo menos uma fazenda de Limeira, a Quilombo, que aparece no álbum de fotos da versão digital da reportagem postada no UOL.

Eu já estive na Quilombo, sem dúvida um dos mais belos e preservados exemplares das antigas fazendas de café que impulsionaram o desenvolvimento de São Paulo. Fotos foram postados na minha galeria no Flickr.



As fazendas históricas também já foram tema de postagem no meu blog Piscitas - travel & fun.

Sobre o mesmo assunto, leia também "Turismo ajuda a preservar o patrimônio", outro texto da reportagem que abriu esta postagem.

0 comentários: