sexta-feira, 9 de novembro de 2012 | |

Uma máquina musical que gera ondas de paz

Caminhando por Boston (EUA) no Public Garden, seu grande e belo parque central, deparei-me com uma figura singular. Um homem, já na altura dos seus 50-60 anos, tocava o que se podia chamar de um “instrumento” diferente. Inusitado. Ou um conjunto de instrumentos – esta talvez seja a melhor definição para “aquilo”. Seu nome? “Professor World Band”. Assim mesmo, com uma certa pretensão.

Rapidamente, um pequeno público começou a se formar ao redor daquele homem. Eu e um amigo também paramos para ver. Ele tocava sua música alegre e frenética, numa mistura de jazz, blues e ritmo country, dançava e animava as pessoas ao redor. Convidava as crianças para que pegassem bambolês que ele mesmo oferecia e entrassem na “onda”.

Uma onda: é este o objetivo do professor, conforme li em seu site. Uma onda de paz.



Ramblin´ Dan (seu suposto nome) diz ter nascido em Nova York (EUA) numa família de músicos. Após se formar em Ciências Botânicas, decidiu explorar o mundo por um ano. Para se manter, começou a tocar música na rua. Foi tão bom, diz ele, que manteve a atividade. Um ano virou dois, quatro, oito e agora já faz 25 anos que Ramblin´ está na estrada tocando.

Ele afirma já ter passado por 30 países com sua “única e maluca máquina de música” – a “Incrível Professor World Band”. De acordo com Ramblin´, a “máquina” foi pensada como uma “Geradora de Ondas de Paz”. Funciona mais ou menos assim: ela pega a energia da música, transforma em ondas de paz e espalha estas ondas para todo o mundo. A ideia é fazer as pessoas rirem, sorrirem e pensarem um pouco. “É a nossa contribuição para a paz mundial”, afirma.

Para muitos, ele pode ser louco. Maluco, doido. A “máquina” musical de fato é, como ele mesmo define.

Louco ou não, o “professor” diverte. Espalha animação de modo gratuito. Quem quiser entrar na onda é só seguir o ritmo que incrivelmente é gerado pelo movimento daquela “geringonça” musical.

Talvez Ramblin´ gostasse de entoar um verso de uma bonita canção brasileira: “Mas louco é quem me diz que não é feliz...”


* O vídeo foi retirado do site do "professor"

0 comentários: