quinta-feira, 29 de novembro de 2012 | |

O Titanic cem anos depois

Li em um portal de notícias que irá a leilão uma foto do suposto (ou provável) iceberg contra o qual o famoso navio RMS Titanic colidiu na madrugada do dia 14 para 15 de abril de 1912 – ou seja, há cem anos. 

A notícia me trouxe à mente uma exposição que vi justamente em abril deste ano em Washington D.C., a capital dos Estados Unidos, a respeito do centenário do famoso naufrágio.

A exposição foi montada pelo Newseum, o Museu da Notícia. Para se adequar ao tema do museu, a mostra reproduzia as primeiras páginas dos principais jornais do país nos dias posteriores ao acidente, que causou a morte de 1.523 pessoas nas águas gélidas do Atlântico Norte.



Em tempo: o Newseum tem uma iniciativa permanente bem legal. Chama-se “Today´s Front Pages”. São reproduções diárias das primeiras páginas de alguns dos principais jornais do mundo. Elas ficam em placas expostas diretamente na calçada de modo que qualquer pessoa possa vê-las.




Em tempo: o projeto "Today´s Front Pages" também está acessível no site oficial do museu. Ontem (28/11), por exemplo, havia 903 primeiras páginas de jornais de 89 países.

* As fotos são minhas e de Carlos Giannoni de Araujo

0 comentários: