quarta-feira, 28 de novembro de 2012 | |

Muito prazer, Sue!

Sempre sonhei ver de perto um fóssil de dinossauro (quando criança, costumava ir à biblioteca municipal, no Centro, e passava as tardes vendo livros sobre astronomia e paleontologia). Tenho, como grande parte do público, uma curiosidade especial pelo famoso T-rex, o temido tiranossauro rex - um dos mais ferozes animais do período cretáceo (entre 65 milhões e 67 milhões de anos atrás).

A primeira vez que eu fiquei frente a frente com um desses gigantescos animais foi em 2007 numa visita ao Museu de História Natural de Nova York (EUA). Este ano, em abril, voltei ao local. Reencontrei o T-rex e tantos outros dinossauros. E não só lá.

O mais famoso T-rex, porém, está no Field Museum, de Chicago (EUA). O nome dele é Sue (o que não significa que seja fêmea; trata-se apenas de uma homenagem à paleontóloga que o achou). É o mais perfeito e completo fóssil de tiranossauro já encontrado. Vê-lo é algo incrível e assustador:


  
  



O esqueleto exposto no museu é original, com exceção do crânio - pesado demais para ficar junto do restante. O crânio original de Sue está exposto no andar superior, protegido por um vidro. Para quem entende inglês, é possível ler nas placas que o famoso T-rex tinha "dor de dente":





Fiz a foto abaixo para ter uma noção do tamanho do crânio em proporção com uma pessoa:


PS: numa próxima postagem mostrarei outros fósseis de dinossauros e de outros T-rex que cruzaram meu caminho.

0 comentários: