quarta-feira, 3 de outubro de 2012 | |

O dia seguinte (pode ser tarde demais...)

Quando eu era adolescente, participei de uma palestra durante o curso de Crisma. Ela me chamou tanto a atenção a ponto de me servir como referência até hoje, 20 anos depois.

O recado da palestra era simples: não durma sem conversar e se acertar com a pessoa com quem você teve um problema, ainda mais se você a ama ou tem por ela algum carinho e consideração.

Não deixe para resolver amanhã o que pode – e deve - ser resolvido hoje.

A palestra tratava de um casal que havia discutido uma certa noite. Marido e mulher foram dormir chateados um com o outro. Ninguém tomou a iniciativa de conversar e pedir perdão. Deixaram para o dia seguinte. Acontece que um deles teve um mal súbito e morreu durante a noite. E o outro carregava por toda a vida um remorso dolorido porque o orgulho não permitiu uma simples conversa.

Desde que assisti a essa palestra, procuro aplicar na minha vida os ensinamentos do diálogo e do perdão.

Naturalmente, somos humanos e às vezes ficamos chateados com alguém de quem gostamos, mas a capacidade de conversar, perdoar e superar tem que falar mais alto.

Eu, de minha parte, procuro sempre fazer isto. Até porque amanhã pode ser tarde demais – a gente nunca sabe o que nos reserva o dia seguinte...

0 comentários: