sábado, 29 de setembro de 2012 | |

O Brasil 20 anos depois

Hoje, 29 de setembro, o Brasil relembra os 20 anos de um dos episódios mais marcantes e sintomáticos de sua história contemporânea: nessa data, em 1992, o Congresso Nacional aprovava – sob forte pressão da sociedade – o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo.

Pela primeira vez na história do país um presidente da República sofria um processo de impedimento, que resultaria na sua renúncia/cassação pelo Parlamento (Collor renunciou momentos antes de perder o mandato).

O ano de 1992, porém, não foi marcado só pelo impeachment. Dias depois, mais precisamente em 2 de outubro, o país acompanhou um dos episódios mais crueis – e polêmicos - da área de segurança: o massacre do Carandiru (a invasão do então presídio pela Polícia Militar, causando a morte de 111 detentos).

Os dois episódios - que ocorreram numa mesma semana no já longínquo 1992 - são exemplares do que o Brasil virou após duas décadas.

Na política, apesar de todos os problemas que o país enfrenta, não há dúvida que a democracia avançou. Um país que saiu de 21 anos de regime militar, fez a Constituição da chamada Nova República em 1988 e foi capaz de afastar um presidente poucos anos depois merece ser elogiado.

Hoje, assistimos ao julgamento do chamado “mensalão” pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e vemos os ministros condenando figurões da República sem dó. Pode parecer pouco num mar de impunidade que graça pelo país, mas é um alento.

Ao mesmo tempo, é preciso questionar: 20 anos depois, onde foi parar a capacidade de mobilização da juventude tal como se viu com o movimento dos cara-pintadas?

De um episódio para outro, é estarrecedor constatar que, após duas décadas, os acusados pelo massacre do Carandiru sequer foram julgados. É um claro sinal de que a Justiça precisa se modernizar, superar arcaísmos muitas vezes aviltantes. É o mais claro sinal da impunidade – porque, como diz o ditado, a Justiça que não é célere não é justa.

Impeachment e massacre, duas facetas de um mesmo país, de uma mesma sociedade, marcados ambos (país e sociedade) pela ampla desigualdade, revelada em episódios de ontem e de hoje.

O que são 20 anos, afinal, para o Brasil?

Temos muito o que avançar. Que a história nos sirva de lição!

0 comentários: