domingo, 9 de setembro de 2012 | |

Mensagem importante (um desabafo)

Há alguns meses, durante uma conversa franca, um amigo me disse que eu não o aceitava do jeito dele. De algum modo, e sob um certo ponto de vista, ele tinha razão (eu ainda discordo da posição de que nós, humanos, não devemos mudar – evoluir, crescer, melhorar -, mas esta é outra questão).

Estou citando isto para, agora, fazer uso do mesmo recurso. Tenho um monte de fraquezas e defeitos – e é preciso que as pessoas compreendam isso, em especial os amigos. Cometo erros, precipito-me em razão da ansiedade que me devora desde sempre, fico magoado com muita facilidade – e tudo isto tenho que rever e melhorar, aprendendo com os próprios erros.

Ao mesmo tempo, não tenho vergonha de pedir desculpas pelas minhas falhas. Também prefiro manifestar com sinceridade o que penso e sinto a ficar calado, sofrendo sozinho – ainda que falar muitas vezes incomode quem prefere não ouvir.

Esta mensagem é em especial destinada aos amigos, pois são estes que me importam e convivem comigo.

Sou humano (isto é óbvio, mas o conceito assume nesta postagem um sentido filosófico mais complexo). Não sou uma fortaleza, longe disso, tenho medos e inseguranças como qualquer pessoa.

E não é porque sou “mais velho” (em relação a muitos amigos) que não posso errar e precisar de apoio - e às vezes de uma dose de atenção e carinho. Sou o primeiro a oferecer o ouvido aos amigos quando estes precisam; às vezes, porém, sou eu que preciso de ouvidos.

Hoje sou assim. Estou a cada dia tentando melhorar (e quem convive comigo de perto sabe quanto isto me custa e quanto sofro por me cobrar tanto). Espero, porém, que todo este esforço algum dia possa valer a pena. Afinal, viver é aprender.

0 comentários: