quarta-feira, 8 de agosto de 2012 | |

"Quem venceu o debate?"

A pergunta que mais ouvi hoje foi: “Quem venceu o debate?”

Trata-se do primeiro debate entre os quatro candidatos à Prefeitura de Limeira, realizado ontem (7/8) pela TV Jornal. Durante quase duas horas, os quatro prefeituráveis discutiram suas propostas e confrontaram suas ideias para melhorar a vida dos limeirenses.

Responder à pergunta em questão não é fácil. Primeiro porque não considero um debate político-eleitoral algo que tenha vencedor e perdedores. Naturalmente, alguns candidatos têm desempenho melhor do que outros, mas não se trata de um jogo com vitória e derrota – por mais que, no fim das contas (ou após a apuração dos votos), o que reste seja mesmo isto: um vencedor e os vencidos.

Além dessa consideração, dizer quem venceu o debate é uma tarefa que vai além da análise do desempenho de cada candidato. Alguns vão para um encontro desse tipo sem ter nada a perder; outros, ao contrário, têm pouco a ganhar e muito a perder.

Há que se considerar ainda que uns têm maior habilidade frente às câmeras e outros menos; uns têm maior facilidade em articular um pensamento, outros menos; uns têm um discurso mais popularesco (que pode funcionar melhor junto a parte do público) e outros não.

Tudo considerado, dizer quem venceu o debate exige, antes de mais nada, saber qual o potencial de cada candidato, até onde cada um poderia ter ido, de qual ponto estão partindo, em que nível estão.

Portanto, não sei dizer exatamente - ou de modo tão simples e direto como os que fazem a pergunta pretendem ouvir – “quem venceu o debate”.

Prefiro apontar alguns vencedores óbvios (e não por isso menos importantes): a democracia, a cidade, o processo eleitoral, os eleitores. Estes sim, sem sombra de dúvida, venceram.

Em tempo: um novo debate na TV Jornal acontece dia 2 de outubro, às 21h.

PS: o resumo do debate e uma análise do encontro podem ser conferidos no blog “Limeira 2012”.

0 comentários: