segunda-feira, 13 de agosto de 2012 | |

Marte e nós

A mídia de todo o mundo deu destaque nos últimos dias à missão MSL, da Nasa (a agência espacial norte-americana). A sigla vem do inglês "Mars Science Laboratory". Trata-se de um pequeno carro-robô, apelidado de Curiosity, que pousou em Marte levado por um foguete.

Como indica o nome, o tal carro-robô vai fotografar – e revelar – detalhes do chamado Planeta Vermelho. O principal objetivo da missão é buscar formas de vida (do presente ou passado) em Marte. Bem, não necessariamente vida como imaginamos num primeiro momento (podem ser resquícios de bactérias, por exemplo).

A missão custou, como se imagina, bilhões de dólares.

Tenho dúvidas se tal gasto é oportuno e sou leigo para classificar o projeto de útil ou inútil (o físico Marcelo Gleiser, em sua coluna de 12/8 na "Folha de S. Paulo", traz uma opinião embasada).

Por enquanto, a Curiosity rendeu algumas imagens – raras, é verdade, mas com nada de espetacular.

De acordo com a Nasa, o robozinho começou a enviar fotos coloridas em alta resolução, como a que se vê a seguir de uma parede da cratera Gale:

  
A paisagem marciana registrada na foto, segundo a agência espacial, assemelha-se a áreas da região sudoeste dos Estados Unidos, como nos estados do Arizona, Nova México, Nevada. Dê uma olhada na área próxima a Las Vegas (NE) - bom, é preciso ignorar a parte líquida, claro:




* A foto de Marte é de divulgação da Nasa; as demais são minhas

0 comentários: