sexta-feira, 24 de agosto de 2012 | |

A fórmula para resolver um problema

Três (incrivelmente simples) questões que as pessoas mais bem sucedidas costumam usar para mudar o mundo

Tenho ouvido dizer que as mais brilhantes ideias no mundo dos negócios são frequentemente as mais simples. Pela minha experiência, é verdade. De fato, quando tenho a sorte de receber conselhos de uma pessoa famosa por seu talento, sempre me pergunto: “Por que eu não pensei nisso?”. Então eu humildemente compartilho com vocês uma fórmula vencedora que vi líderes usarem várias e várias vezes... para mudar o mundo.

Use esta formula da próxima vez que você se sentir “preso” – se você está tentando mudar sua empresa ou sua vida pessoal – e eu garanto que funcionará.

Pergunta 1: “Qual o meu objetivo?”

A maioria das pessoas parece ficar “presa” no momento em que vive o drama de uma situação que não aprecia. Elas inconscientemente se colocam no papel de vítima e, como já registrei, vítimas não podem inovar porque estão focadas no problema – não nas soluções. Você vai ouvi-las falar sobre como as coisas não são justas, quem as prejudicou, e elas procuram por encorajamento ou desculpas para se sentirem melhor a respeito da situação. Embora isto as faça se sentir bem, ser movido pelos problemas é a receita para a inatividade.

Perguntar “Qual o meu objetivo?” (ou “Que resultado quero alcançar”?) força a mente a focar na meta final, não nos obstáculos do caminho. A magia desta pergunta é que imediatamente ela o coloca como uma “mente criativa”. Uma vez que as pessoas bem sucedidas focam no resultado final, elas rapidamente passam para o segundo passo que as fazem mudar o mundo.

Pergunta 2 – “O que está no meu caminho?”

(Hey, eu disse que eram questões simples.)

Os melhores líderes são mestres em identificar e priorizar obstáculos que estão entre eles e os objetivos que pretendem atingir. Então, buscam formas de eliminar, evitar ou neutralizar os obstáculos.

No ano passado eu vi George Clooney num “talk show” noturno. Ele tinha acabado de perder 20 “pounds” (medida de peso nos EUA) que havia adquirido para fazer um filme. O apresentador ficou fascinado ao constatar como Clooney estava bem e perguntou como ele tinha conseguido perder peso tão rapidamente. A resposta de Clooney foi mais ou menos como “Eu comi menos e me exercitei mais”.

Muitas vezes nos negócios, falamos sobre como é difícil “perder peso” enquanto buscamos uma batata frita. Mas líderes usam esta fórmula para se mover rapidamente do objetivo para o plano e daí para a execução.

“Eu quero perder 20 pounds”, diz o iluminado líder. “Então o que está no meu caminho?” Vamos ver...

Eu não tenho tempo para me exercitar.

Então eu vou começar o dia com exercícios ou vou achar tempo no meu calendário.
Então, a cada fim de semana vou arrumar minha mala de ginástica para a semana toda e colocar dentro do carro.

Eu preciso comer melhor porque uma dieta ruim vai tornar impossível (perder peso).

Então farei minha lição de casa, comprarei produtos mais saudáveis e comerei pequenas porções durante o dia.

Então vou arrumar meu almoço e parar de comer “fast food”.

Sem uma prestação de contas, nunca vou emagrecer.

Então direi para meus amigos, familiares e colegas de trabalho sobre minha meta e quando ela será atingida.

Então comprarei uma balança digital e vou me pesar todos os dias.

Pergunta 3 – “Quem já notou a mudança?”

Então agora nossos criativos identificaram as metas que querem atingir. Criaram uma lista de obstáculos, priorizaram a lista e identificaram meios para superar cada obstáculo. Este é o ponto em que alguns líderes partem para a ação enquanto outros param para roubar ideias. Sim, eu escrevi roubar ideias. Mas como roubar é politicamente incorreto, vamos chamar a estratégia de engenharia paralela.

Em meados dos anos 90, nossa companhia tinha crescido para cerca de 25 pessoas. Tínhamos dezenas de projetos ao mesmo tempo e precisávamos de um jeito mais eficiente para gerenciar a crescente complexidade do nosso negócio. Então, sendo brilhantes e ingênuos como éramos, naturalmente decidimos criar um sistema de software para nos ajudar a monitorar, gerenciar e otimizar cada projeto.

Depois de gastar US$ 185 mil e centenas de horas, descartamos o projeto. Após três telefonemas, compramos um sistema que fazia 90% das coisas que estávamos tentando construir por nosso próprio esforço.

Meu Deus, eu gostaria que tivéssemos parado para ter ideias de engenharia paralela.

Inteligência é aprender com seus próprios erros; sabedoria é aprender com os erros dos outros. É menos doloroso ser sábio do que inteligente. Também é muito mais barato. É por isso que esta terceira questão é tão importante.


PS: a tradução é minha, então perdoe-me eventuais erros.

0 comentários: