terça-feira, 13 de março de 2012 | |

Mazzaropi - 100 anos: um caipira-empreendedor

No último dia 6, estive em Taubaté, no Vale do Paraíba, para gravar uma reportagem no Museu Mazzaropi. Ele fica junto do Hotel Fazenda Mazzaropi, na mesma área comprada por Amácio Mazzaropi em 1968 para construir os novos pavilhões da PAM, sua produtora cinematográfica.


O passeio valeu a pena! Logo na entrada do museu, há uma série de equipamentos antigos usados nas produções de Mazzaropi, muitos deles ainda carregando o emblema da Vera Cruz (a principal companhia de cinema brasileira nos anos 1950). Parte do material da Vera Cruz foi primeiro alugada e depois comprada por Mazzaropi para a PAM.



Depois, o visitante mergulha num verdadeiro túnel do tempo. Painéis com textos, fotos e vídeos contam a trajetória do homem que ficou conhecido como caipira, mas foi na verdade um grande empreendedor. Criou uma indústria de cinema "na marra" numa época em que tudo era artesanal e "amador" comparado ao profissionalismo de hoje.





Também estão lá os cartazes dos filmes e o estúdio original usado por Mazzaropi (atualmente, ele é o centro de convenções do hotel - comprado por uma família de Taubaté e mantenedor do museu).



Um dos locais mais interessantes - e emocionantes - de conhecer é a chamada Casa do Jeca. Trata-se da única estrutura original daquela área, um verdadeiro pasto há 40 anos, quando foi comprada por Mazzaropi. A Casa do Jeca acabou servindo de cenário para muitos filmes. É uma edificação simples, de tijolinhos, sem qualquer tipo de revestimento. São três minúsculos cômodos, sala, cozinha (com forno a lenha) e quarto, onde só cabe mesmo uma cama.






O hotel fazenda foi considerado o melhor do país durante quatro anos seguidos pela revista "Viagem & Turismo". Vale uma visita de final de semana para aproveitar toda a natureza e a bela infraestrutura de lazer, além de viver a emoção de estar num local histórico para o cinema brasileiro.
 



Em tempo: o lugar começou a ser usado por Mazzaropi a partir de 1975. O "caipira-empreendedor" produziu filmes até 1980 - ele atuou em 32 produções em toda sua carreira. Mazzaropi morreu um ano depois vítima de leucemia.

Em 2012, no dia 9 de abril próximo, será comemorado o centenário de nascimento deste grande artista - que, tivesse nascido nos Estados Unidos, teria uma estátua em cada cidade, mas como o Brasil não costuma valorizar sua história e sua memória...


Mais informações podem ser obtidas no
site do hotel.

PS: a série de reportagens que eu gravei lá será exibida a partir do dia 9 de abril no programa "A Hora Informação Verdade" (TV Jornal, segunda a sexta, 17h30-19h30).

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a reportagem!
Muitas das dependências do hoje hotel, aparecem como cenário de suas últimas produções.
Estive lá por duas vezes visitando o antigo e o novo museu, e realmente é um lugar que causa emoção para todos aqueles que curtem e conhecem as obras e a história espetacular do industrial do cinema nacional.
Viva Amácio Mazzaropi!