terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 | |

Jornalismo e história (ou faz história)

A reportagem que foi manchete da "Folha de S. Paulo" no último domingo (5/2) é daquelas preciosidades que todo brasileiro deveria ler - e todo jornalista em particular.

O resumo, divulgado pelo próprio jornal, é este: "
A foto de Vladimir Herzog morto nas dependências do DOI-Codi em outubro de 1975 tornou-se um símbolo da repressão promovida pela ditadura (1964-85). A tentativa falhada de simular o suicídio do jornalista enfraqueceu a linha dura. Pela primeira vez, o fotógrafo Silvaldo Leung Vieira fala à imprensa".

A matéria é assinada pelo repórter Lucas Ferraz. A seguir, reproduzo os primeiros parágrafos, com link para a íntegra da reportagem na menção da fonte (lembrando que é preciso ter senha do jornal ou do UOL para acessar):


"
Henri Cartier-Bresson, fundador da mítica agência Magnum e mestre francês da fotografia, definiu num célebre ensaio de 1952 a arte do fotógrafo como a capacidade de captar um instante decisivo, para o qual deve estar alerta.

'Enquanto trabalhamos, precisamos ter certeza de que não deixamos nenhum buraco, de que exprimimos tudo; depois será tarde demais, e não haverá como retomar o acontecimento às avessas', escreveu ele.


O instante decisivo na vida do fotógrafo santista Silvaldo Leung Vieira foi também um instante decisivo para a vida política brasileira. Aluno do curso de fotografia da Polícia Civil de São Paulo, Silvaldo fez em 25 de outubro de 1975, aos 22 anos, a mais importante imagem da história do Brasil naquela década: a foto do corpo do jornalista Vladimir Herzog, pendurado por uma corda no pescoço, numa cela de um dos principais órgãos da repressão, o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna).


Publicada na imprensa, a imagem corroborou a tese de que o 'suicídio' de Herzog era uma farsa. No mesmo local, três meses depois, o mesmo fotógrafo testemunharia a morte do metalúrgico Manoel Fiel Filho. Assassinado sob tortura, ele também foi apresentado pelo regime como 'suicida'.


Historiadores são unânimes: ambas as mortes foram decisivas para mudar os rumos da ditadura.


A Folha localizou Silvaldo em Los Angeles, onde vive desde agosto de 1979, quando saiu de férias do cargo de fotógrafo do Instituto de Criminalística para nunca mais voltar. Pela primeira vez, ele contou detalhes sobre sua atuação na polícia técnica de São Paulo. 'Ainda carrego um triste sentimento de ter sido usado para montar essas mentiras', afirmou, por telefone."


Fonte:
Lucas Ferraz, "O instante decisivo", Folha de S. Paulo, "Ilustríssima", 5/2

PS: vale a pena ler também a análise de Carlos Fico, publicada na mesma "Folha", nesta terça-feira (7/2), no caderno "Poder":
"Dificuldade é saber como lidar com colaborador 'marginal' do regime".

0 comentários: