domingo, 1 de janeiro de 2012 | |

Flagrante chileno 4

Terremotos são dos fenômenos naturais mais devastadores que existem. Deixam marcas profundas, nas pessoas e nas estruturas das cidades. Por isso, estar num lugar foco de tremores de terra é um tanto estranho.

Já estive no Japão e na Califórnia, onde ocorrem dezenas de pequenos (e imperceptíveis) tremores todos os dias. Embora não tenha vivenciado nenhum tipo de problema do gênero durante minha estadia nestes dois lugares, uma sensação estranha nos acompanhava sempre e era presente a ideia de que algo podia ocorrer a qualquer momento. 


Recentemente, estive no Chile - outro local foco de terremotos. Confesso, porém, que não havia me tocado deste fato até que notei em frente ao hotel em Santiago um prédio todo rachado. Vi que era resultado, provavelmente, do grande temor que atingiu o país em 27 de fevereiro de 2010. Na ocasião, mais de 300 pessoas morreram (leia mais
aqui).


Depois, em Viña del Mar, o motorista nos levou ao Parque Vergara - onde fica a mansão que pertenceu à família de mesmo sobrenome (e que doou aquela área ao governo). A tal mansão estava fechada para reforma, justamente em razão dos estragos causados pelo último grande terremoto, o de 2010.



PS: quem quiser ler relatos sobre viagens, basta ir ao blog Piscitas - Travel & Fun.

0 comentários: