quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 | |

No topo de São Paulo




As imagens que você vê acima são da cidade de São Paulo. Elas foram feitas no topo do famoso edifício Copan, prédio símbolo da capital paulista, famoso por suas curvas e desenhado nos anos 50 por ninguém menos que Oscar Niemeyer.


Estive no local na última sexta-feira, junto com o cinegrafista Max Ribeiro, da TV Jornal de Limeira, para uma reportagem especial. E diferente.

Subimos 115 metros até o heliponto do Copan para acompanhar dois monges. Eles foram ao local para... meditar. Isto mesmo! Uma vez por mês, um grupo de monges budistas ligados à comunidade Soto Zen (que privilegia a meditação em suas práticas) vai até o topo do Copan para essa atividade.

Lá, ficam entre uma hora e uma hora e meia em silêncio, meditando, buscando uma integração com toda a cidade – daí a escolha do local.




Como eu estava trabalhando, não pude meditar. Independentemente disso, porém, é absolutamente impossível ficar indiferente a uma nova – e inusitada – visão da selva de pedra paulistana. Lá no topo do Copan, a cidade revela toda a sua imensidão, toda a sua grandeza, toda a sua força. Em razão de tudo isso, é normal nos sentirmos pequenos (como de fato somos).

Numa experiência assim, o tempo, a tolerância e o silêncio ganham novos significados.

A reportagem completa poderá ser vista em breve no programa “A Hora Informação Verdade” (seg. a sex., 17h30-19h30).

0 comentários: