terça-feira, 12 de julho de 2011 | |

Imagens de guerra

Duas exposições simultâneas – uma no Institute of International Photography, em Nova York (EUA), e outra no blog “In Focus”, da revista The Atlantic – trouxeram à tona um rico acervo de imagens referentes a um dos episódios mais sombrios e sangrentos da história contemporânea: a Segunda Guerra Mundial.

O “In Focus” está postando toda semana fotos do “maior conflito militar do século 20”, nas palavras do site Catraca Livre. No total, são 20 ensaios fotográficos – dos quais quatro já estão disponíveis para acesso: 1) pré-guerra, 2) a invasão da Polônia, 3) as invasões do Eixo e a queda da França e 4) a Batalha da Inglaterra.

Mais do que cenas de batalha, o projeto - chamado “World War II in Photos” (“Segunda Guerra Mundial em Fotos”) – revela os bastidores do conflito, a vida durante a guerra, com suas naturais emoções e tensões. Imagens raras, um registro histórico exemplar e único.

As imagens são tão impressionantes que eu pré-selecionei 50 para postar aqui. Obviamente isto é inviável. Portanto, aí vão as que julguei mais expressivas do “espírito” e do terror da guerra:















Já a mostra em NY revela ao mundo as feridas deixadas pela bomba atômica jogada sobre Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945. “(...) um testemunho de uma ação que acabou dizimando 140 mil pessoas”, cita o Catraca Livre.

As imagens, restritas na época, foram feitas por determinação do governo norte-americano como forma de atestar os efeitos da nova bomba, até então inédita num conflito armado.

Não são, pelo que se pode prever, belas imagens. São, porém, um registro importante e necessário – até como forma de lembrar a humanidade de um dos atos mais atrozes que o homem já foi capaz de produzir.

Em tempo: o nome da exposição é “Hiroshima: Ground Zero 1945”.

Hiroshima: Ground Zero 1945 from ICP on Vimeo.

0 comentários: