quarta-feira, 20 de julho de 2011 | |

Celebrando o dia do amigo

Hoje é Dia do Amigo. Confesso que não costumo me ligar nestas datas e só soube do fato no início da noite. Ainda assim, quero celebrar.

Sei que tenho uma definição um tanto criteriosa de amizade. Aliás, muito criteriosa. Procuro separar bem amigos de colegas. Estes estão por toda parte, no trabalho, nas festas, na rua, nas mesas de bar. Já os amigos são raros. São encontrados nas angústias e nos momentos de solidão. Sabem interpretar nossos sinais, conhecem nossos sentimentos, compartilham alegrias e aflições.

Ser tão criterioso assim reduz meu rol de amigos, sei disso. Não há problema. Não é preciso que sejam muitos, apenas que sejam amigos.

Os amigos, eu sei, às vezes até resmungam das minhas "exigências", mas sabem que há recíproca – ou seja, podem contar comigo!

Para marcar a data, decidi reproduzir a canção que mais define um amigo pelas minhas concepções. Simples assim:

Você meu amigo de fé meu irmão camarada,
amigo de tantos caminhos de tantas jornadas
Cabeça de homem, mas o coração de menino,
aquele que está do meu lado em qualquer caminhada

Me lembro de todas as lutas meu bom companheiro,
você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas,
amigo você é o mais certo das horas incertas.

Às vezes em certos momentos difíceis da vida,
em que precisamos de alguém para ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé meu irmão camarada,
sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas,
amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo,
mas é muito bom saber que você é meu amigo.

(“Amigo”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos)


PS: amigo, não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, basta você saber que tem um grande amigo!

Em tempo: meus amigos saberão identificar-se. Recebam, neste dia, um grande abraço, o abraço que não pude dar pessoalmente – seja pela distância (no caso dos que estão mais longe), pela correria do dia-a-dia (no caso dos que estão ao meu lado) ou por ignorância (de não ter simplesmente dado um aperto de mão).

1 comentários:

Carlos Giannoni disse...

Que todo dia seja dia de celebrar a amizade, umas das maiores conquistas que podemos ter na vida!