quinta-feira, 21 de julho de 2011 | |

Ainda a farra da Copa (e o #foraricardoteixeira)

Outro dia, escrevi neste blog um texto intitulado “Mais sobre a farra da Copa”

O assunto parece óbvio. Nesta quinta-feira, porém, um novo capítulo foi acrescentado à história: o governo de São Paulo anunciou que vai destinar pelo menos R$ 50 milhões (fala-se em R$ 70 milhões) para o futuro estádio do Corinthians. Tudo para garantir a abertura da Copa do Mundo na capital.

Não custa lembrar que, desde a escolha do Brasil para sede da Copa, todas as autoridades envolvidas (incluindo o sr. presidente da CBF e do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira) garantiram que não haveria dinheiro público nas obras dos estádios (não vou sequer considerar a questão dos empréstimos do BNDES, um banco estatal, financiado com dinheiro do contribuinte...).

O que se vê agora, anos depois, é a destinação direta – como anunciado hoje - de dinheiro público, no caso do contribuinte paulista, para um estádio privado, um evento privado, que dará lucro para poucos. Pior: um secretário de Estado teve a ousadia de dizer que a decisão não passou sequer pelo governador Geraldo Alckmin (leia aqui).

Então ficamos assim: eu, você e todos os demais contribuintes paulistas vamos ajudar, com nossos parcos e suados recursos, a construir um estádio privado (ainda que o dinheiro seja destinado às estruturas provisórias) só para garantir a realização da Copa no Estado e sem que o governador eleito tenha dado seu aval.

Eu não quero participar desta farra. Tenho, pois, a opção de suspender temporariamente o pagamento de tributos ao Estado?

Gostaria muito que o governador e sua equipe respondessem a esta simples pergunta.

Em tempo: quando postei o texto já mencionado, um leitor do blog enviou uma pergunta. “E como que a população pode reagir a isso Rodrigo?”

Respondo: de várias maneiras. Primeiro, não aderindo às manifestações ufanistas, típicas do tempo da “pátria de chuteiras”. Segundo, tomando conhecimento de todas as manobras que estão sendo realizadas para garantir a realização da Copa em benefício de poucos. Terceiro: protestando de todos os meios possíveis e legais.

Para isso, acaba de ser criado um site bem interessante, o “Fora Ricardo Teixeira”. Sugestivo, não? Acesse e veja como participar (só para antecipar, você pode dar uma singela colaboração para esse movimento citando a hashtag #foraricardoteixeira no Twitter). Eu já fiz isto! E você, por que não reage?


PS: além da resposta do governador à pergunta citada neste blog, gostaria também que a presidente Dilma Rousseff ou alguém de seu estafe respondesse à questão levantada pelo jornalista no vídeo acima: “Quando que o governo brasileiro vai dizer basta?”

0 comentários: