terça-feira, 8 de março de 2011 | |

Museu da Polícia Civil - o "museu do crime"

Recentemente, estive com o cinegrafista Leandro Santos no Museu da Polícia Civil, popularmente chamado de Museu do Crime. O local, embora oficialmente tenha se transformado num museu, é na verdade uma grande sala de aula para a formação dos profissionais nas 14 carreiras da Polícia Civil. Foi com esta intenção, ensinar, que o acervo começou a ser montado.

Há partes que não podem ser filmadas, como o setor de Medicina Legal. Lá estão fotos de pessoas assassinadas das mais diferentes formas e alguns exemplares reais. Chamou minha atenção o feto de uma menina de 9 meses exposto num vidro. A criança, recém-nascida, foi morta pela mãe com um cadarço. Infanticídio.

O museu mostra a evolução do crime e dos equipamentos da polícia, o que ajuda a contar a história da instituição. Há a reprodução de uma de delegacia da década de 1920, como se vê a seguir:

Há também fotos e exemplares dos mais diversos tipos de drogas; fotos de acidentes em São Paulo entre 1925 e 75 e dos grandes incêndios na cidade; cofres arrombados; bebidas falsificadas; máquinas de jogos de azar; armas; aparelhos de comunicação antigos; detalhes sobre técnicas de investigação, como o retrato falado, identificação, um polígrafo (detector de mentiras), além de moldes com tatuagens usadas pelos criminosos.


Um dos setores mais interessantes - e procurados - é o que conta a história dos "serial killers", os matadores em série, e dos crimes que chocaram a sociedade. Lá estão os casos do "Crime da Mala", do Bandido da Luz Vermelha, Chico Picadinho, Meneghetti e do Maníaco do Parque, entre outros. Histórias assustadoras, mentes perversas, amor e ódio lado a lado, loucura e vingança.

De fato, o Museu da Polícia Civil ensina não só os policiais.

* Para quem pretende visitar o local, ele fica na Academia de Polícia na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo) - Praça Reinaldo Porchat, 219. Mais informações podem ser obtidas
aqui.


PS: o resultado desta visita poderá ser conferido a partir desta quarta-feira, 9/3, no programa "A Hora Informação Verdade" (17h45), da TV Jornal de Limeira.

0 comentários: