quinta-feira, 22 de julho de 2010 | |

Um festival para o impressionismo

Algumas cidades, regiões, países, são privilegiados em alguns aspectos. Vago, não? Pois bem. De junho a setembro deste ano, acontece na França, mais precisamente na região da Normandia, o Festival Impressionista. A programação reúne uma série de atividades, como pintura, cinema, teatro, fotografia, música, tudo ligado ao movimento impressionista que aflorou na região no século 19 e teve em Claude Monet talvez o seu maior expoente.

Dois fatos datam o nascimento do impressionismo: o Salon des Refusés (Salão da Recusa), ocorrido em 1863 em Paris e que reuniu os pintores excluídos do salão oficial, e o quadro “Impression, soleil levant”, pintado por Monet em 1872. “Uma tela que reflete maravilhosamente um modo de pintura que pretendia captar momentos efêmeros”, segundo o site oficial do festival, “um modo que prefere a cor à forma e que permite ao público reconstituir o que as pinceladas fragmentadas do artista dissociaram”.

Bem, teve ainda um outro fato: uma crítica (no sentido negativo mesmo) assinada por Louis Leroy sobre o quadro de Monet e que acabou por dar nome ao movimento ao satiricamente classificar os pintores como “impressionistas”.


Se a Normandia já era por si só um local de atração turística, o festival deu-lhe um brilho que promete fazer daquela região o coração do que há de melhor em arte na Europa nesta temporada de verão (lá). Não é à toa que essa área da França foi o destaque do caderno de Turismo da “Folha de S. Paulo” desta quinta-feira.

Encabeçando o festival está a exposição “Uma cidade para o Impressionismo: Monet, Pissarro, Gaughin em Rouen”, no Rouen Fine Arts Museum, em Rouen, uma cidade que Pissarro disse ser "tão bonita como Veneza”, “um lugar simbólico da pintura moderna”. E Rouen é só uma delas. Haverá também projeções de luzes nos monumentos, shows pirotécnicos, cruzeiros pelo rio Sena (cenário frequente dos artistas) e outras atividades ao ar livre, um verdadeiro roteiro pelos caminhos impressionistas na região.

A ideia é proporcionar uma “excepcional celebração” baseada no “espírito deste fascinante e ilustre movimento artístico”.

E se não bastassem os eventos, existem as paisagens da Normandia que tanto fascinaram os pintores impressionistas. Elas estão por toda parte, nas praias e suas falésias, nas igrejas, pelo rio e pelos campos. Os jardins de Monet em Giverny já foram tema de postagem neste blog (veja aqui). Uma mostra dessas paisagens e das atividades do festival pode ser vista no vídeo a seguir (em francês), disponível no site oficial:


Déjeuners sur l'herbe
Enviado por NormandieImpressionniste. - videos de Arte e de animação

O site traz uma lista de pintores por cidade. Tem também informações históricas e sobre os eventos do festival, além da programação completa.

Um aspecto interessante do festival é a união de forças para sua realização, incluindo os governos, as organizações da sociedade e a iniciativa privada – algo muitas vezes raro no Brasil.

0 comentários: