quarta-feira, 2 de junho de 2010 | |

Um iracemapolense na Copa

Entrevistei Elano pela primeira vez logo que ele foi campeão brasileiro pelo Santos em 2002. Formava o meio campo e o ataque com os até então desconhecidos Diego e Robinho. Eram os “Meninos da Vila” versão 1. De posse do seu primeiro título de expressão, o iracemapolense Elano estava numa academia um tanto simples no Parque Nossa Senhora das Dores, em Limeira, perto da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Falou pouco – normal para um jogador de futebol. Pareceu não querer muita conversa mesmo. Pareceu-me tímido.

Oito anos depois, o mesmo Elano – já famoso e jogando no exterior (passou por Ucrânia, Inglaterra e Turquia) - estava na mais requintada academia de Limeira. Não quis dar entrevista nos poucos dias que teria de descanso antes de embarcar para a África do Sul. Pediu compreensão pelo seu silêncio.

Elano vai para sua primeira Copa do Mundo com a confiança do técnico Dunga, que deve lhe dar um lugar no time titular. O iracemapolense vai para a sua primeira Copa do Mundo com a torcida de Iracemápolis, cidade que tão bem representa mundo afora.

Provavelmente vai demorar anos, talvez décadas, quem sabe até um século, para que Iracemápolis volte a ter um filho numa Copa do Mundo – façanha que Limeira ainda não teve.



Em tempo: a série de reportagens feita pelo repórter Tino Marcos com os jogadores da Seleção Brasileira para o “Jornal Nacional”, da TV Globo, foi fenomenal. Emocionante, provocou lágrimas. Bela edição, magnífico texto, belas imagens.

Boa sorte Elano. Boa sorte, Brasil!

PS: por volta do ano 2000, quando ia aos jogos da Internacional, ao me informar sobre o desempenho do Leãozinho - como é chamado o time de juniores – na preliminar, ouvia que um “moleque” tinha feito gol (eventualmente gols). Jogo após jogo. Diziam que era craque. Infelizmente, a Inter não tinha dinheiro para comprar o jogador, que era do Guarani e estava emprestado para o time limeirense. Ah, o nome dele: um tal Elano...

0 comentários: