segunda-feira, 7 de junho de 2010 | |

Lixo eletrônico

Televisão é essencialmente um trabalho de equipe. Câmera, produção, pauta, edição, reportagem, exibição, qualquer erro em qualquer uma destas etapas afetará o resultado final.

Desde que passei a coordenar a edição do “Jornal da Cidade”, principal jornalístico da TV Jornal de Limeira e programa mais antigo da casa (de segunda a sábado, 19h30), tive como uma das minhas metas realizar uma série de reportagens por mês. Por enquanto, temos cumprido a tarefa. Já fizemos séries sobre o que fazer com o 13° salário, as opções de férias em Limeira, os 115 anos da Santa Casa, o mato alto pela cidade, o lixo eletrônico e agora sobre o clima da Copa do Mundo.

Algumas delas surgiram meio ao acaso, como a do mato alto (fruto de tantas reclamações recebidas na emissora). Outras tiveram muito planejamento. É o caso da série sobre o lixo eletrônico. Ela foi, de longe, a mais trabalhada e a mais trabalhosa, já que nos propusemos a ouvir uma série de especialistas. Foram pelo menos 15 dias de captação de informações (imagens e entrevistas). Considerando toda a concepção, pesquisa e produção, foi quase um mês de trabalho.

A coordenação de toda a série foi minha. A execução coube ao repórter Carlos Giannoni; aos cinegrafistas Vinícius Cuccio, Renan Fernando e Rodrigo Pereira; ao editor Tales Frezza e ao artefinalista Fernando Santarosa. O resultado foram cinco reportagens abordando: 1) panorama geral; 2) a falta de locais para descarte de materiais; 3) lixo virtual; 4) problemas ambientais; e 5) reciclagem.


A seguir você pode conferir a matéria de abertura da série. Para ver as demais, clique aqui.

0 comentários: