quinta-feira, 10 de junho de 2010 | |

A infografia na imprensa

As recentes reformas gráficas e editoriais dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S. Paulo” acentuaram o valor que as imagens e os infográficos passaram a ter na mídia impressa. Não que estes recursos sejam novos; apenas busca-se valorizar novas formas - mais práticas e didáticas - de contar histórias e/ou dar informações.

No feriado prolongado de Corpus Christi, por exemplo, no lugar de consumir dezenas de linhas para abordar o trânsito nas rodovias, a “Folha” optou por um infográfico informando horários, pontos de lentidão e obras nas principais estradas do país. Funcionou melhor.

Recorrer aos infográficos, porém, exige mais do que conhecimento técnico, como se vê na participação do infografista espanhol Alberto Cairo no Seminário Internacional de Jornalismo Online, ocorrido recentemente em São Paulo. Como ele destaca, mais do que a técnica, fazer um infográfico exige informação precisa.

0 comentários: