sexta-feira, 4 de junho de 2010 | |

Ah meu Brasil - e minha Limeira...

O Brasil realmente não é um país sério. Se você discorda, veja esta notícia divulgada pela agência oficial do governo nesta sexta-feira, 4 de junho:

“A partir de amanhã (5), a Receita Federal realizará todos os sábados, na aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a Operação Pôr do Sol. A ação tem como alvo os ônibus de turismo provenientes do Paraguai que transportam compras feitas naquele país. O órgão dará início à fiscalização sempre a partir das 17h, num procedimento padrão, com a verificação de todos os veículos.”

O alvo é o transporte de “mercadorias sem a devida regularização”. Traduzindo: contrabando.
Não conheço outro lugar onde a fiscalização de contrabando tem dia e horário marcados. Ah, e com aviso prévio aos transportadores, como pode ser verificado na íntegra da notícia, disponível aqui.

***
Limeira não é uma cidade séria. Se você discorda, veja o relato a seguir.

Noite de sexta-feira, 4 de junho. Região da Vila São João, 18h40. Cheguei em casa e comentei com minha mãe sobre um forte cheiro de queimada que dominava o bairro - não era queima de cana, era cheiro de plástico queimado.

Cerca de quatro horas depois, o cheiro continuava – e mais forte. No meu quarto, tornou-se insuportável respirar. Os olhos até ardiam. Decidi agir. Ligeui para os Bombeiros. “Deve ser alguma empresa”. E só. Nenhuma atenção além da recomendação para procurar no guia 102 de informações da Telefônica o número da Cetesb, a Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

Como lembrei o número da Cetesb de Limeira (3451-6203), liguei e um atendente me forneceu um telefone para denúncias: 0800-3560. Só ocupado. Recorri à Guarda Municipal/Defesa Civil pelo telefone 199. Comecei a ligar exatamente às 22h39. Até 23h10 – ou seja, durante meia hora – só ocupado... Liguei mais algumas vezes depois e continuava ocupado.

Resultado: 23h33 e continuo sem conseguir respirar direito. Provavelmente devido à poluição irregular causada por alguma empresa, já que o cheiro forte lembra produto químico, plástico, gelo seco ou algo do gênero.

E aí, você acha que a impunidade em Limeira e no Brasil têm solução se a fiscalização é avisada com antecedência ou sequer pode ser acionada?

Resta-me recorrer ao bispo. Por acaso alguém sabe o telefone do dom Vilson...?

0 comentários: