sexta-feira, 21 de maio de 2010 | |

Nós, robôs (?!)

Não bastassem todas as ameaças que surgem diariamente à mídia tradicional, agora os cientistas japoneses inventaram um robô que substitui os... jornalistas. O experimento, de um instituto de tecnologia da Universidade de Tóquio, consegue capturar mudanças ao seu redor, decidir se elas são relevantes, tirar fotos, fazer consultas à Internet e, se necessário, entrevistar pessoas. Os resultados são redigidos e publicados online.

A tentativa de automatizar o trabalho jornalístico não é novidade. “Nós temos visto uma tendência crescente por jornalismo automatizado no último ano. Há um software que pode escrever uma matéria de esporte ou gerar notícias por vídeo compilando imagens e opiniões disponíveis na web. Os jornalistas robôs, porém, estão realmente levando este fenômeno para um outro patamar”, escreveu Aaron Saenz no blog Singularity Hub.

Uma experiência com uma espécie de jornalista-robô já tinha sido feita em 2002. A ideia era cobrir a Guerra do Afeganistão. O protótipo, digamos assim, era teleguiado. A novidade do robô japonês é o fato dele ser autônomo.

Para saber mais, clique aqui (texto em inglês).

* Imagem retirada do blog Singularity Hub.

0 comentários: