segunda-feira, 15 de março de 2010 | |

Quem nunca disse "menas"?

Conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi uma grata surpresa. Confesso que não imaginava um museu como aquele – talvez por carregarmos aquela imagem de museu como um depósito de coisas antigas. Lá é diferente. Um lugar que todo brasileiro deveria conhecer (para aprender, divertir-se e até se emocionar).

Pois este lugar, que já é fantástico, acaba de inaugurar uma exposição extremamente interessante. A mostra visa apontar "erros linguísticos comuns cometidos pelas pessoas, e, ao mesmo tempo, entender a causa desses erros, além de discutir a amplitude e criatividade da língua", informa o governo estadual, idealizador do local.


"Sob o título Menas, a exposição, interativa, divertida e, sobretudo, provocativa, aproximará ainda mais o museu de seu grande público, segundo o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini. 'A intenção é mostrar os principais fatores que nos levam a fugir da norma culta do idioma e reforçar a ideia da existência e pertinência dos vários padrões de linguagem que devem, ou deveriam, ser dominados por todos, criando verdadeiros usuários poliglotas de uma só língua, no caso, a portuguesa'."

Aliás, o próprio nome da exposição é uma provocação, já que "menos" é um advérbio (portanto, não varia, como explicam os curadores).

A exposição foi inaugurada nesta segunda-feira e estará aberta ao público a partir de amanhã, seguindo até junho. O ingresso custa R$ 6 (pagamento só em dinheiro). Estudantes com carteira do ano e documento de identidade pagam meia-entrada Crianças com até 10 anos, idosos a partir de 60 e professores da rede pública não pagam ingresso.

A seguir, a reportagem que o "Jornal Nacional" exibiu hoje sobre a exposição:


1 comentários:

Unknown disse...

legal! Então uma volta ao museu seria bem legal!!