domingo, 14 de março de 2010 | |

Os 20 anos de revolução virtual

Uma das maiores organizações de mídia do mundo, financiada com dinheiro público num dos modelos mais bem sucedidos em todo o globo, a inglesa BBC acaba de lançar um trabalho extraordinário sobre a revolução virtual. Trata-se de uma série de reportagens, vídeos (inclusive em 3D), blog e portal com um tsunami de informações.

A ideia principal é mostrar a evolução da rede mundial – a famosa World Wide Web, ou simplesmente www para os íntimos – e como isso impactou as nossas vidas, sob vários aspectos, nos últimos 20 anos.




São tantos produtos ligados a essa série que é quase impossível descrevê-los. As reportagens (em TV, rádio e Internet) ganharam o nome de SuperPower, ou SuperPoder.

Tem também um blog, que traz – entre outras coisas - um interessante texto sobre a figura do Homo interneticus, uma evolução do Homo sapiens, algo que nenhum cientista acreditava ser possível.

No portal, você é atraído para um teste de (web) comportamento. O objetivo é descobrir que tipo de “animal internético” você é. Oito espécies foram identificadas – eu sou um web bear, cujas características são ser solitário, adaptável e “slow-moving”. Claro que essas características devem ser entendidas como comportamento de um internauta, a figura do animal é mera alegoria.

Ao ler a descrição, é incrível como podemos visualizar nossos comportamentos do dia-a-dia na Internet. No meu caso, as três características significam, por ordem, que eu me relaciono pouco com as outras pessoas nas redes sociais (de fato, não tenho Orkut, Facebook, etc), eu consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo (como atualizar o blog e ver –emails e vídeos) e procuro respostas exatas quando uso ferramentas de busca, isso me torna mais preciso, mas com menores chances de descobrir algo diferente, novo ou inusitado.

Segundo a BBC, “o comportamento social online é uma fascinante área de estudos para os cientistas. Eles gostariam de compreender as relações entre o tempo gasto online e o tipo de fontes de informação que os internautas escolhem”.

O trabalho mostra ainda, por meio de mapas, a evolução da Internet no mundo na última década. De acordo com a BBC, mais de 1,7 bilhão de pessoas usam a Internet no mundo. E esse número não para de crescer. A cada segundo, seis novas conexões são feitas. Veja a seguir os mapas de 1998 e 2008:





Outros mapas mostram, por meio de uma configuração moderna, os principais usos da Internet em vários campos (mídia, redes sociais, etc):

Tipos de uso


Mídia


Pesquisa


Redes sociais


Varejo


* Os mapas foram tirados da BBC.

Importante: todo o material está em inglês.

0 comentários: