sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 | |

Se...

Um final de semana no Litoral, num sol escaldante, fez com que eu pensasse sobre a realidade do lazer em Limeira. O resultado é a inevitável conclusão de que, fosse Limeira uma cidade litorânea, seria proibido colocar cadeiras e mesas nas calçadas em frente aos barzinhos. Afinal, isso atrapalharia o fluxo dos pedestres.

Seria proibido fazer shows na praia, pois isso perturbaria o sossego dos moradores dos prédios da orla marítima. Tampouco seria possível colocar música nos quiosques, pois isso perturbaria aqueles que iriam à praia só para descansar.

Se Limeira fosse uma cidade litorânea, a prefeitura iria estabelecer regras para os quiosques a ponto deles não conseguirem trabalhar; os vereadores iriam exigir que todos os quiosques oferecessem bebedouros e guarda-volumes para os frequentadores, sem contar a proibição aos copos de vidros – só seriam permitidos os de plástico.

Seria proibido também jogar futebol na praia, pois o risco de que a bola acertasse algum turista faria com que os vereadores proibissem a atividade.

Se Limeira fosse uma cidade litorânea, todos os turistas e moradores iriam para a praia vizinha num tal feriado de Carnaval, pois não haveria nada de especial para fazer nas terras limeirenses.

Seria proibido abrir o comércio durante as noites quentes de verão, ainda que as ruas estivessem cheias de turistas-compradores, pois os sindicatos não permitiriam. Aos sábados e domingos, então, nem pensar!

Se Limeira fosse uma cidade litorânea, é bem provável que a praia ficasse fechada às sextas, sábados e domingos, como o zoológico na Limeira real.

Seria proibido ver o mar à noite, pois de cada dez lâmpadas públicas, sete estariam queimadas. E é bem provável que o mato no calçadão da orla estivesse com metros de altura porque, afinal, nos meses de verão chove muito... – neste caso, a prefeitura iria verificar a situação; se a orla fosse particular, iria notificar o proprietário para que providenciasse a limpeza; se fosse pública, bem... o mato iria continuar lá.

Ah, se Limeira fosse uma cidade litorânea, no lugar de Gonzaga, Boqueirão, Caiçara, Ocian, Cibratel, etc, as praias se chamariam Pastor João da Silva, Pastor Pedro da Cunha, Padre Mário Pereira – tudo fruto de projetos de decretos legislativos de vereadores homenageando as “figuras ilustres” da comunidade.

Enfim, se Limeira fosse uma cidade litorânea, seria uma cidade chata. Que sorte que Limeira não fica no Litoral e estas coisas não acontecem...

3 comentários:

Nátalin Guvea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Hahaha.
Ah, Limeira. Ruim nela, não muito diferente fora.
Dei muita risada lendo este post.

Abraço, Rodrigo

Nátalin Guvea

Unknown disse...

o que fazer num domingo a noite em limeira?? nadaaaa... nada pra se fazer! Isto é Limeira!