quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 | |

A vida é matemática - ou sobre acasos

A vida é realmente uma soma de acasos. Muitos dão a isso o nome de destino. Então fica assim: pensando matematicamente, acasos + acasos = destino. Nesta conta, a ordem dos fatores definitivamente altera o produto. Senão vejamos a história de Millvina Dean. Alguém a conhece? Ela foi a última sobrevivente do naufrágio do famoso transatlântico Titanic. Morreu em 2009 num dia de domingo em um asilo de Hampshire, no sudeste da Inglaterra. Tinha 97 anos.

Quando o navio bateu num iceberg e afundou naquela madrugada fria de 15 de abril de 1912, Millvina tinha apenas nove semanas de vida. Era a mais nova a bordo. Naturalmente, não se lembra de nada do que aconteceu. Mas o que aconteceu mudou sua vida para frente. O acaso a colocou naquela navio. O acaso fez com que aquele navio se deparasse com um gigantesco iceberg. O acaso fez com que ela não chegasse ao seu destino, Nova York, nos EUA. O acaso fez com que sua família voltasse para a Inglaterra depois do acidente. Foi lá onde Millvina viveu.

Para quem não sabe, o naufrágio do Titanic causou a morte de 1.517 pessoas – entre elas o pai de Millvina, chamado Bertram (a mãe e uma irmã sobreviveram). Não havia salva-vidas para todos os passageiros no maior transatlântico do mundo na época.

O segredo da vida é saber usar na hora certa e de modo apropriado as quatro operações básicas da matemática: somar quando é preciso somar, subtrair quando é preciso subtrair, multiplicar quando é preciso multiplicar, dividir quando é preciso dividir. Quando aplicamos alguma dessas operações na hora errada, o resultado da conta costuma ser desastroso.

Portanto, ainda que você não goste de matemática, é obrigado a praticá-la cotidianamente.

Em tempo: algumas - poucas - pessoas arriscam-se a equações mais elaboradas, como raiz quadrada, logaritmos, etc. Estas pessoas são especiais.

1 comentários:

Unknown disse...

mais conhecimento e mais informações sobre a história... gosto pra caramba disso. Parabéns por estes posts! Bj