quinta-feira, 27 de agosto de 2009 | |

Tancinha ruma para candidatura em 2010

Ainda estamos em 2009, mas para o mundo político 2010 já começou!

Semana passada, recebi em casa um jornal (tipo folheto informativo) com realizações do governo do Estado específicas para Limeira. Confesso que nunca tinha recebido algo semelhante. É propaganda pura, direcionada. Imagino que o mesmo tenha sido feito para outras cidades paulistas. É José Serra colocando a "tropa" na rua.

Outro dia, vi a articulação de uma candidatura importante na política nacional ser delineada na minha frente. E ela passava pelo Edifício Prada, a sede do Executivo de Limeira.

Ontem, no programa "Fatos & Notícias" (que apresento diariamente às 11h30 com os colegas Ana Paula Sequinato e Luiz Biajoni na TV Jornal), perguntei para a primeira-dama de Limeira e presidente do Fundo Social do município, Constância Félix, se ela é pré-candidata a deputada, como se cogita no meio político.

Surpresa com a pergunta, Tancinha - como é chamada - hesitou por alguns segundos e disse: "Eu diria que não”. Questionei que a inclusão da expressão “eu diria que” tirou o peso da convicção que o simples “não” conferiria à resposta. Eis que Tancinha desandou a falar para tentar explicar. E, nessa tentativa, mudou o discurso. Admitiu claramente a possibilidade da candidatura. “Se precisar, serei”.

Em seguida, indagada sobre a difícil rotina de um político, ela iniciou a resposta com as seguintes palavras: “Não vai ser diferente do que é hoje”. Repare no “não vai ser”, uma expressão que indica um futuro certo – ou seja, de alguém que não só deve ser candidata, mas que já imagina como será a vida se eleita.

Ou seja: pela costura política de hoje (28/6), Tancinha será candidata. Disse isso a ela no programa e a primeira-dama apenas sorriu.

Quando o “Fatos” (como o chamamos carinhosamente nos bastidores) acabou, a entrevistada – surpresa com o inusitado da situação - falou, rindo, que da próxima vez faria como age em outra emissora de TV da cidade: anunciaria antes que não falaria de outro assunto (a entrevista era sobre uma ação social). Eu simplesmente respondi: “Não tem problema. Na hora do programa eu direi: ‘Tancinha, sei que você não quer falar disso, mas você será candidata?’”. Simples assim.

PS: Confesso que a pergunta para a primeira-dama fora premeditada. Havia combinado com a Ana Paula, que é a âncora do “Fatos”, que faria tal questionamento. Afinal, estamos em 2009, mas para o mundo político 2010 já começou!

1 comentários:

Vinícius Paes disse...

Já passou da hora da sociedade conhecer seus candidatos. Ah, já passou da hora também de aparecer um em que se possa confiar. Dizem que o povo não sabe votar, eu sou da opinião que o povo não tem em quem votar. hahahaha.
Aprendi nas aulas de ética, que o jornalista trabalha com aquilo que é interesse público e não interesse do público, a canditadura da primeira dama da cidade é interesse público. Um dia espero ser um jornalista como você. (sem puxa-saquismo, hahaha)

abraço.