segunda-feira, 20 de julho de 2009 | |

Leitura e cidadania

Uma importante iniciativa surgida na periferia de Limeira tem contribuído para promover a leitura e a educação entre crianças e adultos. É a Biblioteca Comunitária "Oficina do Saber", que fica no Jardim Roseira e completou recentemente cinco anos. Fruto da organização da própria sociedade, a biblioteca funciona com base em doações e trabalhos voluntários.

Segundo a coordenadora do local, Neuda Maria de Souza Martins, 70% do público é formado por crianças de até 12 e 13 anos da idade. Entre 2004 e 2009, já passaram pelo local 21.386 pessoas – são de 40 a 60 pessoas por dia, em média. Cerca de 11 mil locações de livros foram feitas no período. O acervo já soma sete mil obras.

Além do empréstimo de livros, a biblioteca realiza também um trabalho social e educativo, por meio de oficinas e cursos, como os de Economia Doméstica e Contabilidade Comercial, além do Programa de Educação para o Trabalho (PET), ministrados por alunos de Pedagogia e por meio de parcerias com instituições como o Senac e o Isca Faculdades.

E a iniciativa, que já é um sucesso, espalha-se pela cidade. Outras duas bibliotecas comunitárias foram montadas nos bairros Ernesto Kühl e Nova Suíssa (assim mesmo, com dois “s”).

Para quem se interessar em conhecer o local, frequentá-lo ou até atuar como voluntário, a “Oficina do Saber” fica na Rua Valdomiro Della Coleta, 214. O telefone é 3033-9300.


PS: para quem tem dúvida da importância desse tipo de iniciativa, basta citar a manifestação do escritor Milton Hatoum, feita este mês durante a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip): "Não há cidadania sem acesso à leitura".

0 comentários: