segunda-feira, 13 de julho de 2009 | |

Homens de sucesso

Entrevistei hoje no programa “Fatos & Notícias” (seg. a sáb., 11h30, TV Jornal), que faço juntamente com os colegas Ana Paula Sequinato e Luiz Biajoni, o empresário Estevam Júlio Varga. Junto com o irmão Milton, ele foi o fundador da Freios Varga, uma das maiores empresas do ramo de autopeças do Brasil. Seo Júlio, como é chamado, está lançando o livro “Memória da Varga”, feito em parceria com o pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco.

A entrevista revelou algumas marcas dos irmãos Varga que fizeram da empresa um caso de sucesso (ela chegou a ter 4,7 mil trabalhadores). São elas: a obstinação, o trabalho árduo, a busca pela excelência e uma certa genialidade, que se revela nessas características somadas a uma boa dose de intuição.

Curiosamente, são as mesmas características que identifico em Walt Disney, cuja biografia – assinada por Neal Gabler - estou lendo.

A leitura e a entrevista me fizeram refletir sobre as características de personalidades vencedoras (e o que significa ser “vencedor”). Será que há uma espécie de manual do empreendedor bem sucedido? Será que realmente existe algo em comum entre todos os homens de sucesso? Essas características são inatas ou podem ser adquiridas?

Será que essa noção de sucesso vale para todos? Será que trabalhar duro (tanto Disney quanto Varga abriram mão de muitos momentos particulares em prol do trabalho) é realmente sinônimo de uma vida bem sucedida – ou, em última instância, feliz?

Não tenho essas respostas, não sei se alguém as possui (acho que não). Parece complexo demais – e é. Ainda assim, refletir sobre elas é extremamente interessante, principalmente quando temos alguém com quem discutir esses assuntos.

PS: “Memória da Varga” será lançado oficialmente em Limeira nesta quinta-feira, no Solano´s. O livro estará à venda nas melhores bancas e livrarias de Limeira e na Saraiva.

1 comentários:

Unknown disse...

Eu adorei a entrevista. Foi muito boa!! Parabéns!
Bjos
Mirele