terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 | |

O ser humano e a crise (ou sobre preconceitos)

Algumas coisas acontecem na vida que nos deixam em dúvida se realmente estamos no século 21. Ou se estamos avançando. Domingo, li na coluna da Mônica Bergamo, no caderno "Ilustrada", da "Folha de S. Paulo", uma entrevista que me deixou estarrecido. Ela foi feita com quatro namoradas/esposas de investidores do mercado financeiro. Em pauta, os reflexos da crise mundial na vida pessoal.

As respostas deixam claro como, para muitas pessoas, o "ter" prevalece sobre o "ser". Como, para muitas pessoas, a aparêcia prevalece sobre a essência. Como, para muitas pessoas, o ser humano ainda é medido pelo seu local de nascimento, suas posses ou coisas assim. Lamentavelmente.

Se acham que estou exagerando, tirem suas próprias conclusões:

"Folha - Uma amante faz parte do arsenal de status do investidor?
Fernanda - Claro, de todos.
Ana - Eu não penso nisso.
Mariana - Não é coisa de investidor, é de homem.

Folha - Recentemente, entrevistei um psicanalista que acredita que os investidores escolhem suas mulheres pensando mais em fazer uma dupla social boa do que no amor.
Mariana - Rola isso, sim. É até feio falar, mas a ex-namorada do Marcelo era uma "baianinha". Tenho certeza de que o fato de eu ter morado no mundo inteiro, falar línguas, conhecer pessoas o levou a pensar: "Vou ficar com esse fim de mundo (a "baianinha") ou fazer essa troca?". E me escolheu.
Ana - O Cris tem pavor de mulher feia. Gorda? Não pode ver.

Folha - Como enfrentar a crise?

Mariana - Quando a gente pensava em abrir um vinho de preço exorbitante, o Marcelo dizia: "Não vamos abrir esse, não. Vai que a gente precise vender...".
Todas riem muito.
Ana - É cada coisa louca. A gente ficava imaginando vender o carro e ter que andar num "Unozinho", sei lá, vender a casa, sabe quando você começa a pensar? Vender a mãe pra recuperar o que eu perdi e investir..."


PS: para quem quiser, a íntegra da entrevista está disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0802200907.htm

0 comentários: