segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 | |

"Vamo, vamo Winner!"

Sempre fui apaixonado por esporte. Durante anos, cruzei o Estado de São Paulo - e outros estados - para acompanhar as partidas da minha Internacional. Com a Inter, vivi momentos de alegria e tristeza, que só o esporte pode proporcionar. Estive no Maracanã para ver Inter e Botafogo. Acompanhei de perto conquistas memoráveis e campanhas medonhas. Vivi títulos e rebaixamentos. Vivi, eis o que o esporte proporciona.


Com o meu Palmeiras, cruzei fronteiras internacionais.

Ainda jovem, acompanhei as partidas de basquete do Nosso Clube. Torcia, sofria, gritava. Vivia. Ouvi pelo rádio o vice-campeonato paulista de 1994.

Depois, por motivos diversos, passei a ter o esporte apenas como atração ocasional da televisão. Até que em Limeira ressurgiu um time de basquete. Voltei ao ginásio. Vi esse time crescer, passo a passo, ficar maduro até chegar a uma final. Derrota. Previsível e doída. Estive lá em Ribeirão Preto naquela decisão contra o COC.

Os anos se passaram e eis que a Winner chegou a uma nova final. Desta vez, do outro lado estava a tradição francana. Foram quatro jogos memoráveis. O primeiro teve duas prorrogações (após dois empates históricos). O segundo e o terceiro, duas vitórias limeirenses incontestáveis. O último jogo, em Franca, foi suado. A equipe começou mal, passou à frente, descontrolou-se e voltou a dominar o jogo. Empate. Prorrogação. Vitória. A Winner é campeã paulista!!! O primeiro título de envergadura do basquete limeirense. E eu estava lá, vi e vivi tudo isso de perto.

O ginásio Pedrocão estava lotado. A torcida gritava freneticamente: "Franca! Franca!" E na minha cabeça eu só ouvia: "Vamo, vamo Winner, vamo vamo Winner, vamo vamo Winner!"

É simplesmente indescritível a sensação da conquista. Queria, por um milésimo de segundo que fosse, poder compartilhar esse sentimento com cada pessoa.

Há coisas que só o esporte pode proporcionar. Ele ensina a vencer e a perder. Ele libera uma adrenalina sem igual. Ele transforma atletas em heróis. Ele mobiliza uma comunidade. Ele nos faz feliz.

PS: fazia muito, muito tempo que eu não vivenciava algo tão especial como essa conquista da Winner. E acho que ela veio em boa hora, num momento em que estou recarregando as baterias.

Em tempo: este texto ficou um tanto pessoal. Minha intenção era tentar descrever a emoção que vivi esses dias todos em que acompanhei de perto a Winner - em Limeira e Franca. Aproveito para agradecer ao técnico Zanon, ao Cássio Roque e a toda a equipe Winner que permitiu minha presença "big brother" e a do jornalista Danilo Janine (CQC) nesta reta final. Ah, parabéns aos campeões! E "vamo, vamo Winner!"

A foto é de Marcos do Carmo/Draft Brasil.

1 comentários:

Danilo disse...

Lembrarei desse jogo até o último dia de minha vida...