terça-feira, 9 de dezembro de 2008 | |

Ronaldo e o fenômeno (da Internet)

Esse negócio de Internet realmente é fabuloso. Talvez seja a mais revolucionária das invenções humanas dos últimos tempos, comparada ao avião (?) ou ao próprio surgimento da imprensa (?). Mas sobre isso falemos em outra oportunidade.

Estou falando da Internet porque hoje ela mostrou todo o seu valor. Ainda pela manhã, um conhecido jornalista colocou em seu blog a informação dada por um diretor do Corinthians de que Ronaldo assinaria contrato com o Timão. Pouco tempo depois, o fato foi confirmado. Durante a tarde, já surgiam notícias a respeito da procura por camisas do Fenômeno em seu futuro time. Logo depois, ou concomitantemente, torcedores do Flamengo - clube de coração de Ronaldo, onde ele se recuperava de uma lesão e promete jogar um dia - protestavam queimando camisetas com apelos para que o atacante vestisse a camisa rubro-negra em 2009.

De imediato, o site do Movimento Fica Ronaldo (www.movimentoficaronaldo.com.br) apresentou os seguintes dizeres: "Agradecemos a todos os 158.000 rubro-negros que participaram desse movimento, mas, infelizmente o Fenômeno não ficou na Gávea". Tudo ao mesmo tempo agora! É tempo real, informações isoladas e aparentemente desconexas que vão se juntando (ou linkando, para usar um termo da área) para formar um contexto.

Muitas pessoas já estudaram e ainda vão estudar essa revolução comunicacional. Na sociedade em geral, acho que poucas pessoas se dão conta do que a Internet fez com o mundo. Fronteiras caíram, a vida privada desapareceu, Ronaldo foi para o Corinthians, a torcida do Flamengo protestou, tudo ao mesmo tempo agora...

PS: a foto foi captada do UOL.

0 comentários: