sexta-feira, 10 de outubro de 2008 | |

Miró e eu


Desde que decidi incluir as figuras de Miró neste blog, ainda não expliquei o motivo - e também ninguém perguntou... (como falo muito mesmo, não vou esperar ninguém perguntar).

A arte de Miró entrou na minha vida ao acaso. Um certo dia, na faculdade, a professora de Semiótica, Lúcia Helena, pediu um trabalho como conclusão da matéria. Como ela era extremamente inteligente e eu ficava um tanto tonto em suas aulas, tive dificuldade em pensar qual seria meu objeto de estudo.

Nem sei bem a razão, o fato é que fui para a biblioteca. Fiquei mexendo em um monte de livros. Isto mesmo, mexendo. Comecei a olhar um livro de arte e me deparei com quadros de Miró. Gostei do estilo. Em determinada página, li que aquela pintura era uma espécie de sátira de outra, renascentista, do holandês Hendrick Sorgh. Anotei o nome e fui procurá-la. Ri muito quando a encontrei. Miró era um louco, ele desvirtuou totalmente o quadro. Fez isso com uma genialidade que poucos carregam.

Pronto. Estava estabelecida minha admiração por Miró. O próximo passo, porém, seria fazer o trabalho. Fiquei horas observando os dois quadros e não conseguia ver nada além de... dois quadros. Fui falar com a professora e ela apenas acionou o botão "pense!". Eis o estalo: o quadro holandês era todo cheio de retas e proporções; a versão de Miró tinha só curvas e tudo era desproporcional. Para resumir, a professora achou fantástico. Tinha me dado 9 e depois anotou: "10 pela dificuldade do objeto".

Este trabalho ficou na minha memória. Miró ficou na minha memória. Dez anos depois, no MoMA, em Nova York, vi um quadro de Miró. De imediato, comentei a história do trabalho escolar com um amigo e não é que ao entrar na sala seguinte lá estava ele, o "meu" quadro! Quase tive um surto. Não era possível. O quadro que eu sonhei conhecer, que me colocou para pensar horas e horas, estava ali. Claro que eu tirei uma foto!

Desde então, já vi muitos Mirós. Em NY, na Espanha, na França... Sempre me emociono, sempre acho fantástico, sempre fico com vontade de ter um quadro para mim.

Em tempo: Joan Miró nasceu em Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893. Foi escultor e pintor. Sua obra é marcada pelo surrealismo. Ele morreu em 25 de dezembro de 1983. Se alguém quiser conhecer mais o trabalho deste gênio, basta acessar http://fundaciomiro-bcn.org.

Se alguém tiver curiosidade, há uma interessante análise dos dois quadros em questão - "O tocador de alaúde", de Sorgh (1661), e "Interior holandês 1", de Miró (1928) - no endereço http://scyllamazzillo.multiply.com/journal/item/24.

1 comentários:

Unknown disse...

quem disse que agora vc não tem um Miró??? Na verdade dois!
Bjos