segunda-feira, 22 de setembro de 2008 | |

Reflexões eleitorais

Como em Limeira a eleição está decidida (como de resto está em Campinas [Dr. Hélio] e em Piracicaba [Barjas], em Iracemápolis [Zuza] e em Cordeirópolis [Tamiazo], só para ficar em cidades da região), volto meus olhares para a disputa em São Paulo e nos EUA.

Na Capital, é incrível como PSDB e DEM conseguiram se destruir. Se para o democrata Kassab valia tudo, já que precisava tirar uma ampla diferença em relação aos dois primeiros colocados, no caso do tucanato a situção é dramática, já que Geraldo estava muito à frente de todos e agora, em queda livre, corre sério risco de ficar fora do segundo turno. Caso isso aconteça, será uma derrota e tanto para Geraldo e, acima de tudo, para o PSDB. Seja como for, um lado e outro sairão arranhados desta disputa - e no caso do tucanato, com um racha escancarado entre serristas e alckmistas (ou geraldistas).

Nos EUA, os democratas descobriram tardiamente que a escolha do candidato à presidência foi movida mais por paixão do que por razão. Com a subida do republicado McCain nas pesquisas, bateu um certo desespero entre os democratas - que, ao fazer as contas na difícil matemática eleitoral americana, viram que o jogo é mais difícil do que pensavam. E Hillary, estará rindo à toa ou o apelo por união partidária foi real?

Eu - depois de ouvir de um brasileiro que vive há 12 anos nos EUA que os americanos não eram tão "open mind" para votar em Obama, um negro de raízes muçulmanas, e que Hillary seria a indicada - agora não acredito em mais nada.

Para quem se interessar, os sites oficiais dos candidatos são: www.johnmccain.com e www.barackobama.com.

0 comentários: