quarta-feira, 3 de setembro de 2008 | |

O Rio de Janeiro continua lindo (?)

Hoje, assim que cheguei no trabalho, deparei-me com uma notícia curiosa: a polícia apreendeu dois jacarés numa favela do Rio. Contrabando de animais? Será que o tráfico está apostando numa nova modalidade criminosa? Não. A suspeita é que os jacarés estavam sendo criados para devorar traficantes inimigos.

Dois mil anos depois dos cristão serem jogados aos leões, eis que o mundo moderno dá sinais de antigüidade. A que ponto chegou esta disputa insana?

Infelizmente, a Cidade Maravilhosa - que continua maravilhosa - atingiu um nível de desmando tal que se pode comparar a um cenário de guerra civil. Afinal, não é em todo lugar que jornalistas são recebidos a tiros e obrigados a entregar seus equipamentos de trabalho ao cobrir a campanha de um candidato à prefeitura num morro; não é em todo lugar que cidadãos são vitimados por balas perdidas; não é em todo lugar que um candidato precisa pedir autorização ao tráfico para subir no morro (e só receberá permissão se o seu discurso interessar aos traficantes); não é em todo lugar que o Exército precisa ser chamado para garantir a segurança de uma eleição.

Não, estas coisas só acontecem em cidades sitiadas, sob domínio do medo. Acontecem no Rio de Janeiro, a terra do Carnaval, das praias, das mulheres, do Cristo Redentor, do Fla-Flu com o Maracanã lotado, da bossa-nova, de Copacabana, de Nelson Rodrigues, da Lagoa...

Ah, Rio de Janeiro, pobre Rio, o que estão fazendo com você?

Esta situação só vai começar a mudar quando os fluminenses passarem a ter governantes honestos e eficientes. Porque com os Garotinhos, Césares e Cabrais, sobram corrupção e demagogia barata.

1 comentários:

Cris disse...

Sem falar no motorista do Robinho, que sai atropelando jornalista. A coisa da feia, chefe...