terça-feira, 12 de agosto de 2008 | |

Dez anos

Hoje é uma data muito importante para mim. Em 13 de agosto de 1998, há exatos dez anos, eu iniciava minha carreira profissional (embora ainda não formado). E iniciava minha trajetória no Jornal de Limeira.

Confesso que quando comecei a atuar profissionalmente, jamais imaginei que este dia chegaria. Não por falta de perspectiva ou de confiança, apenas porque para mim cada dia era um dia, uma descoberta, um desafio. De uns tempos para cá, porém, fixei-me na data. Há cerca de dois anos comecei a mencioná-la para alguns amigos. Coloquei-a de certo modo como uma meta (já que estava tão próxima, por que não tentar?).

Nestes dez anos, são incontáveis os desafios que se apresentaram, os trabalhos realizados, as matérias, entrevistas, projetos, etc. De assistente, cheguei a editor-chefe. É por isso que, neste momento e antes de mais nada, quero registrar meu eterno agradecimento a esta empresa - e a seus diretores - que confiou no meu potencial. Por mais abstrato que esta palavra seja (confiança), ela é neste caso extremamente significativa.

Não poderia falar sobre estes dez anos sem agradecer ao meu chefe anterior, Adalberto Mansur. Foi ele que abriu as portas do JL para mim. Foi ele que teve a paciência necessária para sentar ao meu lado e ensinar os primeiros passos do jornalismo. Ao Mansur, um eterno obrigado! Também não poderia deixar de agradecer ao Carlos Chinellato, que também confiou no meu trabalho há dez anos, acolheu-me de certo modo em suas coberturas na Câmara e hoje divide comigo a tarefa de editar este Jornal. Foram, sem dúvida, dois dos melhores professores que eu poderia ter no início de carreira.

Seria injusto não mencionar todos que estiveram ao meu lado no JL nestes dez anos. Todos, sem distinção, contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional - ainda que em alguns casos isso tenha se dado pela dor. A cada um deles - do Tavares (que era o porteiro em 1998) ao mais novo funcionário - devo meus sinceros agradecimentos. Um jornal é essencialmente um trabalho coletivo e nada teria sido construído sem a ajuda de todos.

Devo um agradecimento especial aos colegas de Redação que por aqui passaram nestes dez anos e aos que aqui hoje estão. Somos todos marinheiros de um mesmo barco, que muitas vezes navega em mares tortuosos. Sigamos firmes nesta embarcação!

Nesta década de JL, fiz muitos amigos - o que, para mim, é a maior das recompensas. Alguns estão ao meu lado; outros partiram em busca de novos desafios (alguns destes voltaram ao "ninho"). Todos, porém, ocupam um lugar eterno em meu coração. Para este seleto grupo (e estas pessoas sabem quem são), faltam-me palavras de agradecimento.

Por fim, é preciso agradecer aos meus pais, meus primeiros e maiores incentivadores, e a Deus, a razão de tudo.

Atingi uma marca simbólica. Cumpri uma meta. Não sei o que farei amanhã, mas de um fato não se pode fugir: o Jornal de Limeira faz parte da minha vida. E eu me orgulho disso!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Rô,
Eu sei qto esta data é especial.. parabéns pelos 10 anos de JL!!
Como eu e o Danilo falamos: vc pode algumas vezes reclamar, tá cansado.. estressado.. mas vc AMA o que vc faz.. e isso é muito importante!! Eu sei o qto é comprometido com suas coisas.
Vc sabe o qto tenho orgulho de vc e qto te admiro.. por tudo..!!!! Pela pessoa que é...pelo profissional que é...pelo namorado que é... etc.. etc..
Que Deus continue sempre te iluminando para que vc continue sendo esta pessoa maravilhosa e um excelente profissional sempre..
Beijos

Alex Contin disse...

Olá Rodrigo, lindas as palavras, mas e a festa?

hauhauhaha

Parabéns! Como disse na reunião... amanhã começa uma nova caminhada para os 20 anos de Jornal! E da-lhe canções pelos corredores, sextas de lanche, dias felizes e muitas páginas com qualidade!

Mariele Parronchi disse...

Boss, parabéns pelos seus 10 anos de luta e conquistas!
Vc está onde está por mérito seu e tenho orgulho em dizer para todos que sou cria sua!
Desejo que ao passar dos anos você continue sendo esta pessoa sábia e maravilhosa que é!

Danilo disse...

Qualquer idiota pode ficar 10 anos na mesma empresa. Porém, somente os melhores profissionais entram como estagiário e se tornam chefes.
O importante não é quanto tempo você está aí e sim o que você se tornou...
Parabéns.